segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Novos títulos em minha biblioteca...

Andei ganhando uma seleção maravilhosa de livros japoneses. Todos podem ser encontrados em livrarias na  Liberdade em São Paulo. Além disto, ganhei também um livro de técnicas de bordado da Royal School of Needlework - divino!

Ganhei primeiro este, um denso estudo sobre o uso dos mais diversos pontos para bordados florais - as variações de pontos contidas no livro são de deixar qualquer um louco! Pesquisando sobre o assunto acabei descobrindo que a autora, Sadako Totsuka é fundadora e dirigente do Totsuka Embroidery Institute, no Japão, sendo considerada "Master of Embroidery".
A página do Instituto está em japonês, mas um tradutor ajuda bem! Aqui há um pequeno artigo em inglês sobre Sadako Totsuka.
Este livro foi um presente de minha xará,  Paula que é da turma de sexta/manhã.









Depois ganhei este, da Rose também da sexta/manhã. O livro é lindo, com delicados florais executados de forma tridimensional. O uso dos ponto é bem interessante e muito diferente do que se vê usualmente em bordados tridimensionais.




Este último eu ganhei da Luizila, que é da mesma turma. O uso de florais, frutos e ervas para a decoração de peças para a casa ou para uso pessoal. Peças pequenas e delicadas, com bordados do tamanho ideal para executar sem muito trabalho.
                                                                                    
Finalmente, agora já em outro departamento, eu ganhei este da Lita. Ela foi passar um tempo com a filha que mora em Londres e  aproveitou para visitar a escola e me comprar uma bela peça em Goldwork (prometo uma imagem logo!) além do livro. Realmente a qualidade didática é bastante grande e o que me chama a atenção é um trabalho super moderno convivendo com as técnicas tradicionais, na verdade traduzindo as técnicas tradicionais para a linguagem contemporânea - o real trabalho de preservação do conhecimento, uma vez que possibilita o usos das técnicas com os recursos modernos.

3 comentários:

  1. OI PAULA, NOSSA, ESTES LIVROS DEVEM SER LINDOS....FIQUEI COM UMA "INVEJINHA"...
    BEIJOS
    SONIA BERGAMO

    ResponderExcluir
  2. Me diga se quer ver ao "vivo e em cores", eu levo na loja para você dar uma olhada!
    Bjs,
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Eu vi dois deles ao vivo... são lindos!!! Ainda bem que a biblioteca é pública para as alunas, LOL!!! Beijocas Paulinha!!!

    ResponderExcluir

Por Favor, deixe um endereço para resposta.