quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tá pronto... mas e agora?

Você escolhe aquele desenho bonito pra bordar, separa as linhas e o tecido... passa dias, as vezes meses, bordando e finalmente termina! Mas e agora? O que fazer com ele? Alguém aí já passou por esse dilema?


Quando eu comecei a bordar geralmente fazia os acabamentos sugeridos pelos livros ou revistas, mas com o tempo e a experiência adquirida decidi que era hora de me arriscar mais... pensar fora da caixa! Então porque não dividir com vocês um pouco da minha experiência? A partir de hoje vou aparecer por aqui e dar algumas dicas de acabamento para nossos bordados. Vou fazer publicações compartilhadas,  aqui no blog do Ofício e no meu blog também -  moments...traditions...memories.


Para começar que tal usarmos o sampler de Ponto Atrás? Foi a primeira aula de pontos Vila do Artesão e a primeira coisa que pensei quando vi o gráfico foi: "Vai ser um alfineteiro!!!" Essa decisão foi fácil... mas tinha que ter um toque especial... resolvi arriscar em um acabamento que eu acho lindo, mas nunca tinha tido coragem de fazer (porque eu não sou tão boa assim "pilotando" uma máquina de costura!): Sianinha. E aqui está o resultado:



Como eu não tinha a menor ideia de como pregar a sianinha dessa maneira, então depois de uma busca na internet encontrei esse tutorial: http://www.sew-much-ado.com/2009/05/ric-rac-receiving-blanket-tutorial.html  (O tutorial está em inglês... então se alguém tiver alguma dúvida é só perguntar!). E foi perfeito! Treinei primeiro em uma outra peça, vi que funcionou e finalizei o meu alfineteiro! Mas ATENÇÃO!!! Para o alfineteiro eu segui o tutorial até o passo 6, depois enchi o alfineteiro (com fibra siliconada) e então fechei a abertura usando ponto invisível.


E aí, gostaram? Aguardem que muitas novidades virão por aí... incluindo mais ideias sobre acabamentos! Vejo vocês em breve!!!

Beijocas!! :)
Mônica Moura - Monikinha

15 comentários:

  1. Tudo muito lindo,adorei as dicas.
    Parabéns!!!
    bjus
    romelia.delfino@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Romélia! Prometemos continuar colocando boas dicas.

      Excluir
  2. Muito bonito!!!!!!!!!!!!! Vocês estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ficou lindo e muito bem feito...
    Parabéns e obrigada pela dica...
    com abraços de MF

    ResponderExcluir
  4. Adorei este post, isto acontece muito comigo, gostei tanto que me atrevi e compartilhei ou melhor indiquei ele no meu blog. Obrigado vou adorar pegar sua dicas.

    www.artebrentan-artebrentan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Paula, obrigado por sua correção, perdão pelo engano, já fiz alteração no post, acho que agora esta devidamente em ordem.

    abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá bom dia! Parabéns para o blog!
    Por favor, quero fazer uma toalhinha de batizado para meu afilhado Nicolas, vcs podem sugerir qual o melhor tecido e onde eu posso obter os riscos. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera, obrigada. O tecido vai depender do tipo de bordado a ser feito. Uma coisa mais refinada pede cambraia de linho, um bom meio termo é um fustão. Supondo que você queira riscos eclesiásticos, o melhor lugar é no blog da Mary Corbet, procure por Church / Ecclesiastical Embroidery Patterns
      http://www.needlenthread.com/patterns
      Não deixe de me dizer se deu tudo certo!

      Excluir
  7. Eu estou começando a bordar agora e estou exatamente com essa dúvida: o que fazer com esses bordadinhos lindos que eu fiz? Estou pensando em usar como aplique em alguma peça de patch work, uma bolsa, sei lá...

    Adorei o blog, as dicas... beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale tudo! A bolsa é uma boa ideia. Eu pensei em fazer almofadinhas, tipo esta que está neste post e pendurar em um cabide legal para enfeitar a porta de minha sala de aula!

      Excluir

Por Favor, deixe um endereço para resposta.