quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Embroidery ou Stitchery ou Bordado Livre - quem é quem!

 Eu estava respondendo  à pergunta, feita por uma leitora do blog, e acabei resolvendo colocar em um post, já que a reposta ficou longa demais e também por que já me deparei com estas questões outras vezes. A pergunta foi esta:
Oi Mônica! obrigada por sua matéria. tenho pesquisado e aprendido um bocado pela internet. Assim tenho descoberto sozinha algo que aprendi apenas vagamente na infância com minha mãe. Não tenho paciência nem tempo para "cursos" (presenciais). Por isso, agradeço as informações que vc oferece aqui. No entanto, fica uma dúvida. Não consigo entender a diferença entre os conceitos de bordado livre e Stitchery, que vc exemplifica com fotos de trabalhos para mim muito semelhantes no que se refere à técnica e aos resultados. Também não consigo via google entender a diferença entre Stitchery e Embroidery. (Tirando evidentemente a diferença evidente como o ponto de cruz, que entendo como um tipo de bordado/embroidery). Eu estava achando que Stitchery (bordado livre) era um tipo de Embroidery (bordado). será? Ih! que confusão!!!
Abraço, Flávia
Então, respondendo no lugar da Mônica e sempre deixando claro que isto é apenas o que consigo concluir em meio a esta profusão de termos que por vezes significam a mesma coisa! De fato, nomenclatura em trabalhos manuais é coisa das mais complicadas.

 Por vezes Stitchery aparece definido como Bordado Moderno, por oposição a bordados de estilo tradicional.

Bordado Livre e Stitchery usam a mesma técnica e são muito parecidos mesmo. Entretanto, Stitchery pode englobar as técnicas de costura, particularmente patchwork - pode-se observar que Stitchery está, frequentemente, associado a trabalhos de patchwork.
Embroidery pode englobar tanto as técnicas de superfície, quanto de fios contados, ou ainda fita, miçangas... Na verdade, Stitchery pode indicar somente que foi feito uso de pontos (stitches) para decorar ou costurar ou emendar um tecido.
Embroidery indica o uso de um conjunto de técnicas que decoram tecidos. Já vi, várias vezes, frases como esta: "...Embroidery, ribbon work and other stitchery..."
 Para concluir - Stitchery diz respeito a todo trabalho feito com agulha e linha que envolve o uso de pontos feitos a mão. Isto pode ser qualquer tipo de bordado (Embroidery) ou costura.
 Creio que as técnicas que envolvem a construção do tecido, tipo crochê, tricô, algumas rendas não entram na categoria por que Stitchery trata sempre da aplicação decorativa ou não, de pontos sobre um tecido.

Algumas definições de Stitchery:
  1. decorative needlework, including embroidery or crewelwork
  2. needlework, esp. modern embroidery   
  3. Needlework; sewing.
  4. Needlework; in modern times, the labor or drudgery of sewing.
  5. Fine work done by stitching.
  6. needlework on which you are working with needle and thread 

    Bom Flávia, de historiadora para antropóloga, melhorou ou complicou mais ainda? 

16 comentários:

  1. Olá Paula,
    Gostei da resposta p/ a Flávia, tb tinha essa dúvida...
    Abç
    Maria Lucia
    PS- estou aguardando post de outros pontos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resposta,eu tambem tinha duvida....

    ResponderExcluir
  3. É ficou muito boa a sua resposta, amei.
    Ja me tornei sua seguidora.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. hahahaha adorei!
    muito obrigada. Muitíssimo esclarecedor! TUdo muito claro, como sempre por aqui!
    Fico muito feliz também por ter de algma forma contribuido com este blog em que aprendo tanto!
    Entendi direito? vc tb é historiadora?! Digo tb pq tb sou! Minha graduação é em história!
    Colegas, então!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata, é bom de saber que o blog funciona! E por favor, sinta-se perfeitamente à vontade para contribuir mais vezes! Perguntas interessantes resultam em respostas para todo mundo, não sei se viu que mais gente tinha a mesma dúvida.
      Paula

      Excluir
    2. Claro que vi! por isso me senti "contribuindo", pois vi que outras pessoas se interessaram também. E claro que funcona! Principalmente se quem escreve no blog tem a paciência de responder com um post uma pergunta que outras achariam bem chatinha! É um grand emérito seu e do blog! Obrigada
      beijo

      Excluir
    3. Gracias! Não achei a pergunta chata, na verdade já tive este mesmo problema uma vez!

      Excluir
  5. agora que li seu perfil, Paula! tá explicado o preciosismo da resposta e a paciência com o preciosismo da pergunta! hahahah
    valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :)
      ah! Hj descobri uma nova pinimba conceitual:
      patch crazy X stitchery
      hahahha mas acho que já entendi...
      bj

      Excluir
    2. Tenho pinimbas conceituais aos baldes. Crazy Patchwork usa bordados para decorar tanto as formas quanto as emendas, que são feitas de a moda de Hamlet - "Há método nesta loucura."
      Vale a pena ver o blog de Sharon Boggon:

      http://pintangle.com/

      Excluir
  6. é, descobri hj essa loucura. Coisas lindas! gosto da quebra da simetria característica do patch tradicional. Mas não costuro e minha pequena incursão pelos bordados está com horas contadas. Férias terminadas! Amanhã começa a verdadeira loucura de novo. Retomada do ano letivo da universidade onde leciono. Vou tentar manter um mínimo de sanidade e ver se consigo manter algum modesto projetinho de agulhas. Mas navegar pelos blogs e ficar horas pesquisando, lendo e olhando as figurinhas lindas, isso só de férias mesmo! Mas vou tentar dar umas fugidinhas até aqui! Beijo e muito obrigada, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  7. Hi Paula
    Interesting post - I use embroidery and stitching interchangeably. I guess it depends on the context, and I'm usually talking about embroidery. But I like your definition of stitching including anything with a needle and thread, so applique and sewing as well. I'll keep it in mind next time I'm writing!
    I love the DMC box in your photo on Facebook. Although I struggled to "like" it for some reason...
    Take care, Kelly

    ResponderExcluir

Por Favor, deixe um endereço para resposta.