quarta-feira, 10 de outubro de 2012

DMC Color Variations

Olá!! Mônica falando mais uma vez!!! Pra começar eu gostaria de agradecer por todos os comentários super carinhosos no post anterior! Fico muito feliz em saber que vocês gostaram e compartilharam a ideia! E obrigada, mais uma vez, a Paula Marcondes por abrir este espaço aqui no blog do Ofício da Agulha para que eu possa compartilhar um pouco do que sei com vocês!

Em novembro de 2010 eu escrevi em meu blog um artigo falando um pouco sobre as linhas DMC Color Variations e como o sucesso foi grande, eu e a Paula decidimos que ele merecia um destaque maior...então  aqui está o artigo reescrito!


DMC Color Variations


Infelizmente o Brasil ainda está longe de ser o país perfeito para quem é artesã... temos muitos problemas em diversos aspectos, um dos pontos que me incomodada muito é a dificuldade em encontrar materiais de qualidade para se trabalhar... ainda mais quando o assunto é bordado.

Mesmo durante a febre do ponto cruz (em meados da década de 90) não era fácil encontrar materiais de qualidade. De lá pra cá pouca coisa mudou, na verdade acho que até piorou... Publicações: Não há quase nenhuma revista ou livro sobre o assunto em português. Tecidos: só etamine e de qualidade duvidosa. Linhas: Mouliné Anchor... não é uma linha ruim, mas só ter essa é de doer e para encontrar linhas DMC é preciso muita fé e oração!!! A única solução para quem não encontra material de qualidade é comprar materiais fora do Brasil (como tecidos, linhas de diferentes marcas, gráficos, livros). Isso para quem quer investir um pouco mais nos seus trabalhos (levando em consideração o valor do envio e cobrança de impostos) e para quem tem uma paciência de Jó para esperar a encomenda chegar!


Enfim... tudo isso para chegar nas linhas multicoloridas da DMC. São lindas, ótimas para trabalhar e o resultado final é nota 10! Mas você só encontra em raríssimas lojas no Brasil. Mesmo quem vende as linhas comuns da DMC aqui desconhece a linha Color Variations. 


O que são as linhas Color Variations


As linhas Color Variations são fios de linha mouliné (aquelas de meadas próprias para bordar) que possuem várias cores e tonalidades em um só fio. A cada 6 a 7 pontos, cada fio da gama Color Variations revela uma sucessão de nuances de cores. São 60 cores que podem ser multicoloridas ou tom sobre tom. Cada fio de Color Variations é uma mistura delicada de várias cores DMC que ao bordar misturam-se sutilmente e de forma homogênea criando um efeito de nuances de famílias de cores. Ahhhh... mas as Color Variations não estão disponíveis só no fio mouliné... existe também a Pearl Cotton Variations, a perlé 5, disponível também nas 60 cores!



Existem (fora do Brasil, infelizmente) várias marcas de fios multicoloridos para bordar como a Weeks Dye Works, The Gentle Art, Threadworx, Gloriana, Valdani (essa já temos no Brasil e também é uma das que não desbotam!!!)... mas quase todas elas tem uma desvantagem em relação a Color Variations da DMC: elas não podem ser lavadas (desbotam por serem tingidas a mão). As linhas da DMC são resistentes a lavagem até com água quente (60ºC) . E não pensem que só pode ser usada em ponto cruz... são lindas para trabalhar no bordado de superfície... e agora que o " Patch & Borda", também conhecido como Stitchery, está em alta aqui na "terra brasilis" quem sabe os fios multicoloridos não entrem em moda também?!?


Qual é o resultado visual?


Quer ter uma ideia de como essas linhas dão um toque especial nos seus bordados? Clique nos links para ver alguns exemplos de peças bordadas com a DMC Color Variations:

- Spring Biscornu - Barbara Ana (bordado por Mônica Moura)

- Mini Kits Páscoa - Ofício da Agulha (bordado por Mônica Moura)

- Curso de Bordado Livre - Ofício da Agulha (bordado por Elaine Mata)


- Curso de Stitchery - Ofício da Agulha (bordado por Paula Marcondes)

- Corações - Ofício da Agulha (bordado por Paula Marcondes)


Links interessantes 


Carta de cores DMC Color Variations - um guia para conhecer as cores disponíveis.

Tabela de correspondência de cores - as cores sólidas de DMC Mouliné correspondentes as nuances que compõe a DMC Color Variations. Essa correspondência é muito útil para quando você quer encontrar cores para complementar um trabalho onde as Variations serão usadas. Eu montei essa tabela em PDF utilizando uma outra tabela encontrada na internet, como ela tinha uma resolução muito ruim me candidatei a fazer uma um pouco melhor. Obrigada Paula por me enviar a tabela!!! Espero que esta esteja um pouco melhor!! Eu já imprimi minha tabelinha e anexei no meu caderno de materiais... 

Onde comprar

Para quem mora em Campinas e região: Funny World
Para quem mora em São Paulo capital ou quem quer comprar on-line: Kikikits
Você pode encontrar as Color Variations em outras lojas (principalmente nas capitais), então vá até a sua loja favorita e pergunte sobre elas!!!


Espero que tenham gostado!!! Dúvidas, perguntas, críticas, elogios? Não se esqueçam de deixar os seu comentários... ou aqui ou no Facebook do Ofício da Agulha! Aliás... todo mundo já curtiu a página do Ofício no Facebook???

Beijocas e até mais!

Mônica Moura - Monikinha

12 comentários:

  1. Mônica, você disse tudo quando se referiu a dificuldade em encontrar bons materiais e ferramentas aqui no Brasil. Livros e revistas então? Só com reza brava.

    Adorei a explicação. É ótimo ler textos de quem sabe do que fala.

    Beijos para você e para a Paula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!!

      Com certeza é muito difícil encontrar bons livros e revistas por aqui, mas temos nossos blogs pra tentar preencher essa lacuna! A Vila do Artesão faz um ótimo trabalho com publicações de qualidade nota 10!

      Super beijocas! :)

      Excluir
  2. Mônica, não é só no Brasil não...
    Ontem mesmo fui a duas retrosarias cá perto da minha casa, que vendem DMC, mas não conheciam a DMC Variations.....
    Pode??? pois pode! Acho que é falta dos comerciantes...não procurarem ter as novidades ...

    abraços de MF

    PS - gostei da sua matéria.....

    ResponderExcluir
  3. Muito triste isso, não é Filomena?! Fico feliz que tenha gostado da matéria! Beijocas!!!:)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom , como sempre, e as fotos... Muito ilustrativas!!!!!

    ResponderExcluir
  5. monica, é mjito dificíl mesme encontrar a linha color variations. ser.a que vc pode me mandar o email de onde passo encontra-las pois quero muito comprar e tem que ser pala internet, pois moro em goiânia. te agradeço muito se vc me mandar pois quero muito adquirir essa linha.
    obrigada.
    heleine.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mônica! obrigada por sua matéria. tenho pesquisado e aprendido um bocado pela internet. Assim tenho descoberto sozinha algo que aprendi apenas vagamente na infância com minha mãe. Não tenho paciência nem tempo para "cursos" (presenciais). Por isso, agradeço as informações que vc oferece aqui. No entanto, fica uma dúvida. Não consigo entender a diferença entre os conceitos de bordado livre e Stitchery, que vc exemplifica com fotos de trabalhos para mim muito semelhantes no que se refere à técnica e aos resultados. Também não consigo via google entender a diferença entre Stitchery e Embroidery. (Tirando evidentemente a diferença evidente como o ponto de cruz, que entendo como um tipo de bordado/embroidery). Eu estava achando que Stitchery (bordado livre) era um tipo de Embroidery (bordado). será? Ih! que confusão!!!
    Abraço, Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, gostei tanto da pergunta que fiz um post para responder, veja aqui:
      http://oficiodaagulha.blogspot.com.br/2013/01/estava-respondendo-pergunta-feita-por.html

      Excluir
    2. Puxa! muito obrigada! vou olhar lá! bj

      Excluir
  7. Bazar Horizonte vende http://www.bazarhorizonte.com.br/linha-dmc-color-variations-8m/dmcmeadacolorvariations/56/32756/&cm1=8&cm2=24&cm3=634&m=B&-bordado-cm1-8&-linhas-para-bordar-cm2-24&-dmc-cm3-634

    ResponderExcluir
  8. queria saber se vendem linhas perlé dmc 8

    ResponderExcluir

Por Favor, deixe um endereço para resposta.